Teve uma boa ideia, mas não sabe como empreender do zero? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores. Você já quis empreender mas não sabia por onde começar, ou o que fazer?
Saiba que isso não é raridade: infelizmente não muitos os empreendedores que deixam de trabalhar em seus projetos por não terem as habilidades necessárias ou o conhecimento necessário para colocar seus planos em ação.
O que é empreendedorismo?
O empreendedorismo nada mais é do que o desenvolvimento de competências e habilidades para criar um projeto e transformar uma ideia em uma ação, seja ela científica, técnica ou empresarial.
O empreendedor, por sua vez, é o responsável (e ousado) que irá tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa para aprender tudo o que é necessário e executar seus planos.
Como empreender do zero?
Empreender não é tarefa fácil, mas sabemos que com algumas dicas, coragem e conhecimento, é possível transformar uma boa ideia em um grande negócio.
1. Avalie seu mercado
O primeiro passo é avaliar o seu mercado. É preciso que você entenda quais são as possibilidades para a sua empresa e o que esperar de agora em diante.
Uma dica incrível é realizar a análise SWOT periodicamente, tanto no início da sua empresa, quanto durante o processo de reestruturação e otimização do negócio.
quais são as forças da sua empresa;
quais são as fraquezas do seu negócio;
quais são as oportunidades no seu mercado;
quais são as ameaças no seu mercado.
Todas essas informações te ajudarão a desenhar de forma muito mais eficiente um plano de negócios, permitindo que você encontre as melhores alternativas e abordagens para a sua empresa.
2. Tenha um objetivo definido
Antes de começar o seu negócio, é preciso definir os objetivos do seu negócio. É comum encontrarmos empreendedores que definem metas semestrais, e esse é um bom caminho para se seguir.
No entanto, o ideal é, antes de definir essas metas semestrais, determinar qual é o objetivo geral do seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais passos precisa dar para chegar onde planeja, com muito mais precisão e chances de sucesso!
3. Conheça seu público
É aqui que muitos empreendedores acabam pecando. É preciso conhecer o seu público e saber exatamente quais são as suas personas, quais são suas objeções e suas principais necessidades.
Infelizmente não é raro encontrar um empreendedor que não tem conhecimento real do seu público. Muitos ainda se guiam pelo “público alvo” e acabam tendo uma definição bem generalizada de quem essas pessoas são e como elas se comportam.
Quando você realiza o estudo de personas, você consegue ter uma visão muito mais específica de quem são essas pessoas e como a sua empresa consegue ajudá-las.
Com o estudo de personas, você levanta as seguintes questões:
entender quem são essas pessoas;
descobrir seus objetivos;
descobrir suas necessidades;
entender as objeções de compra dos diferentes perfis;
entender quais são seus desafios no dia a dia;
definir os melhores argumentos de venda para cada um desses perfis;
entender como seus produtos e/ou serviços podem ajudar cada um dos seus clientes diante suas necessidades.
4. Produza conteúdo
Uma vez que você conhece o seu público, sabe seus objetivos e tem metas a serem batidas, é hora de produzir conteúdo.
Nesse momento, é interessante que você considere as necessidades e objeções das suas personas e, a partir disso, produza conteúdos que respondam às perguntas que essas pessoas apresentam.
Esse conteúdo irá te ajudar a educar seu mercado e melhorar o seu ranqueamento, transformando a sua empresa em uma verdadeira referência para o seu público.
5. Crie uma lista de e-mails
Mesmo que algumas pessoas digam que o e-mail morreu, isso não é verdade: o e-mail marketing se tornou uma excelente alternativa de estratégia online para conversar com consumidores e criar relacionamentos duradouros.
Para isso, você precisa montar sua lista: ofereça materiais diferenciados e capte leads qualificados. Com esses e-mails, você conseguirá trabalhar essa base de e-mails até convertê-la em clientes.
Uma vez conquistados os clientes, você pode aproveitar essa estratégia para nutrir uma relação de fidelização com os seus consumidores, aumentando a reincidência de compra e, por sua vez, aumentando os lucros do seu negócio.
VEJA ESTA DICA:
6. Invista em bons produtos e serviços
Ter bons produtos e serviços não é uma opção: hoje, com o aumento da concorrência e das novas oportunidades de compra, é fundamental que você invista em melhorias contínuas para as soluções que oferecem ao público.
Para isso, sempre invista em pesquisa de mercado e em pesquisa de satisfação com os clientes, para aprimorar seus produtos e entregar aos clientes exatamente o que eles precisam.
7. Frequente feiras e congressos
Feiras, congressos e palestras sobre o seu mercado são uma excelente maneira de conseguir novos contatos e até conquistar novas oportunidades de negócio.
O networking é fundamental, e precisa ser desenvolvido o quanto antes. Nesse momento, além de conhecer possíveis novos clientes, também conhecerá possíveis parceiros, que aumentarão a sua rede de contatos e as oportunidades de sucesso.
8. Não deixe para amanhã: comece agora!
E, claro, é hora de começar a agir. Um outro erro muito comum é esperar as coisas ficarem perfeitas para começar a trabalhar em suas ideias. Um empreendedor precisa aprender a seguir com a ideia mesmo que ainda não esteja tudo andando corretamente.
Um ditado muito comum nessa área é “antes feito que perfeito”. Isso significa que é melhor fazer agora, onde está e com o que tem, do que esperar que as coisas fiquem perfeitas para começar. E, claro, com o tempo, ir otimizando o que precisa de ajustes.
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